Una mica de Barcelona

Una mica: um bocadinho em castelhano.

Em Vicky Cristina Barcelona, Woody Allen descomplica o amor aceitando suas imperfeições e irracionalidades.  Ao comprar a minha passagem para a capital catalã, me vi obrigada a respirar fundo e fazer o mesmo exercício.

Sempre gostei de simetrias e linhas retas. Então pisar em Barcelona com seus azulejos picados e o torto de Gaudí me davam tremeliques de agonia. Não me orgulho, mas para mim, a Sagrada Família não era mais do que o produto de uma criança brincando com areia molhada, tentando em vão, construir um castelo de areia.

Não poderia estar mais enganada. De perto, cada detalhe das fachadas, as cores dos seus azulejos e o formato das colunas, me fizeram perder o fôlego. Precisei estar ali, vendo a luz brincar nos vitrais e imaginando Gaudí brincando com as formas para conseguir ver a beleza naquele lugar.

Depois de entender a Sagrada Família e o motivo de cada detalhe levemente torto a 60°, Barcelona tem outra cor, outro gosto. Precisei experienciar, sentir o gosto de uma paella, caminhar pela praia de Barceloneta, ser hipnotizada pelo cheiro do mercado La Boqueria.

Ouvir artistas de rua se apresentando nas Ramblas, andar até o Park Güell, decifrar a desordem dos azulejos, atravessar triunfalmente o Arco do Triunfo e me encantar com a Casa Milà.

Só depois de fazer tudo isso, e com muita atenção, é que Barcelona se mostra de verdade. Só na hora do embarque de volta, depois de despachar as malas, se sentar com pouco conforto na poltrona e olhar pela janela é que você entende o que o personagem da Casa do Lago disse sobre a luz de Barcelona.

Só depois de respirar fundo você vê o lugar que fez Gaudí se apaixonar e inspirou Woody Allen. Inhala, exhala. Só quando sente saudades do torto é que você começa a ver a cidade.

Deixe um comentário

